Free

Why Portugal Music Export Coference

Event Information

Share this event

Date and Time

Location

Location

Teatro Miguel Franco

40 Rua Doutor Correia Mateus

2400-137 Leiria

Portugal

View Map

Event description

Description

Reunindo num único espaço os profissionais da indústria da música portuguesa e instituições, públicas e privadas, cuja actividade se cruza com a promoção e exportação da música nacional, este evento representa coletivamente o “estado da arte” da exportação musical portuguesa.

No encerramento de um projecto SIAC aprovado pelo Compete / Portugal 2020 que incluía missões de prospecção a eventos internacionais, missões inversas, acções de capacitação e disseminação de conhecimento, nos próximos dias 15 e 16 de novembro, a WHY PORTUGALpropõe a realização de um fórum de debate sobre o estado da internacionalização da música nacional, onde se avaliam os importantes passos alcançados nos últimos dois anos, se exploram os vários mecanismos de apoio e estratégias de entidades públicas e privadas, e onde se traça o estado actual da exportação e se perspectivam os novos caminhos a seguir.

O evento que será encerrado com a intervenção da Ministra da Cultura, conta com participações confirmadas de instituições como AICEP, AMAEI - Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes, Audiogest, Bureau Export (FR),Centro de Informação Europa Criativa, EMEE - European Music Export Exchange, ETEP - European Talent Exchange Program, Eurosonic, Fundação GDA, entre outras instituições nacionais e internacionais.

O acesso ao evento é gratuito mas está sujeito a registo e à lotação da sala

Programa

Dia 15 de Novembro
Teatro Miguel Franco

14h00: Registo

14h30: Sessão de Abertura
O Presidente da WHY Portugal, o Director-geral da GDA e o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Leiria dão as boas vindas à WHY Portugal Music Export Conference.
Hugo Ferreira (WHY Portugal)
Pedro Oliveira (GDA)
Gonçalo Lopes (Câmara Municipal de Leiria)

14h50: A música actual como cultura e indústria criativa
O peso económico da internacionalização e os apoios à internacionalização
A música é uma indústria cultural com um peso económico diversificado entre os seus vários sub-sectores: música gravada, música ao vivo, serviços de management e agenciamento, produção fonográfica, comunicação e outros sectores relacionados - para além dos direitos de autor e direitos conexos gerados pela internacionalização. A AICEP, a Fundação GDA, a Audiogest e a Redmojo discutem a música actual como indústria criativa, aferindo o peso económico de cada área, bom como os apoios à internacionalização da indústria da música portuguesa.
Emerson Ferreira (Redmojo)
João Sequeira (AICEP)
Mário Carneiro (Fundação GDA)
Miguel Carretas (Audiogest)
Moderador: Carlos Martins (Opium)

15h45: The Importance of Music on an European Level (Sessão em Inglês)
WHY Portugal’s Executive Director Nuno Saraiva discusses current trends in Music on an European Level, with fellow export office Bureau Export’s Corrine Sadki, who is also the President of EMEE - European Music Exporters Exchange, and Jildau Stoelwinder from Eurosonic / ETEP - European Talent Exchange Programme.
Corinne Sadki (EMEE / Bureau Export)
Jildau Stoelwinder (Eurosonic / ETEP)
Moderator: Nuno Saraiva (Why Portugal)

16h15: Coffee Break

16h35: A música como atração cultural
Para além das suas facetas culturais e criativas, a música é também uma atração cultural, que pode ser utilizada no fomento do turismo cultural. Portugal tem vários exemplos de excelentes eventos que cumprem com esta missão.
Eduardo Manuel (Algarpalcos)
Guilherme Garrido (Festival A Porta)
Sandra Oliveira (Jardins Efémeros)
Ricardo Bramão (Aporfest)
Moderador: Luis Ferreira (Bons Sons)

17h30: O futuro da internacionalização da Música Portuguesa:
A WHY Portugal desafia, neste painel, os Grupos Parlamentares e vários profissionais do sector a exporem a sua visão sobre a estratégia a seguir na internacionalização da indústria musical portuguesa dos artistas, editoras, produtores e festivais.
Representantes de Grupos Parlamentares
Ana Miranda (Arte Institute)
Márcio Laranjeira (Lovers & Lollypops)
Sara Simões (Produtores Associados)
Moderador: Eduardo Jordão (Seiva Bruta)

21h30: Showcases de artistas nacionais em processo de internacionalização, seleccionados por jornalistas internacionais. (entrada livre)

Museu de Leiria (Rua Tenente Valadim, n.º 41, Leiria)
21h30: O Gajo
22h20: Surma

Stereogun (R. Capitão Mouzinho de Albuquerque, N 168, Leiria)
23h15: Vaarwell
00h10: Grandfather’s House


Dia 16 de Novembro
Teatro Miguel Franco

10h00: A importância dos projectos Europeus no contexto da internacionalização
O Europa Criativa, actual programa Europeu de apoio à cultura, tem financiado vários projectos na área da música com parceiros nacionais. Neste painel abordamos a importância destes projectos Europeus no contexto da internacionalização.
Francisco Cipriano (Fundação Calouste Gulbenkian)
Pedro Azevedo (Musicbox / Live Europe)
Ricardo Freitas (Westway Lab / INES / ETEP)
Susana Costa Pereira (Europa Criativa)
Moderador: Sara Espírito Santo (Sara Does PR)

11h00: MMETA - Music Moves Europe Talent Awards Presentation
A Comissão Europeia lançou este ano as ações preparatórias “Music Moves Europe”, de forma a preparar o programa de apoio à Cultura, e especificamente à música, no próximo quadro pós-2020. Dentro das suas primeiras ações apresentam-nos o Music Moves Europe Talent Awards, que vem substituir os antigos EBBA awards: European Border Breaker Awards. Jildau Stoelwinder, do Eurosonic, apresenta-nos estes novos prémios.
Jildau Stoelwinder, Eurosonic

11h30: Coffee Break

12h00: Roundtable de Managers e Artistas para o futuro da internacionalização da música portuguesa
Vários managers e artistas discutem as suas experiências, boas práticas e ideias para fomentar a internacionalização da música portuguesa.
Ana Paulo (Fado In A Box)
António Cunha (UGURU)
David Santos (Noiserv)
Fernando Ribeiro (Moonspell)
Rui Murka (Let’s Get lost)
Moderador: John Gonçalves (The Gift)

14h30: Journalist Reviews: international journalists discuss first impressions about current Portuguese music
Os jornalistas convidados pela WHY Portugal, que selecionaram os artistas da noite anterior, discutem as suas impressões sobre a actualidade musical portuguesa, com moderação de Luís Oliveira, que também acompanhou as missões da WHY Portugal no Eurosonic Country focus 2017 e no WAVES Vienna Country Focus.
Cai Trefor (Gigwise, UK)
Norman Fleisher (Nothing But Hope And Passion, DE)
Moderador: Luís Oliveira (RDP / Antena 3)

15h30: Sessão de Encerramento com a apresentação de resultados pela WHY Portugal e com a presença e intervenção da Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Share with friends

Date and Time

Location

Teatro Miguel Franco

40 Rua Doutor Correia Mateus

2400-137 Leiria

Portugal

View Map

Save This Event

Event Saved