R$100 – R$250

Temas atuais com os especialistas em Medicina Interna (ACVIM)

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Conselho Regional Medicina Veterinária MG

189 Rua Platina

Prado, MG 30411-131

Brazil

Ver mapa

Descrição do evento
Aula interativa aplicando conceitos na prática clínica.

Sobre este evento

Programação:

7:30 – 8:00 – Recepção, entrega material

8:00 – 9:00 – Hepatopatias crônicas em cães: diagnóstico ao tratamento

9:00 – 10:00 – Doença Renal Crônica: tratamento avançado do paciente

10:00 – 10:30 – Coffee break

10:30 – 11:30 – Pancreatite crônica e Doença gastrointestinal primaria em gatos: diagnóstico ao tratamento

11:30 – 12:30 – Tratamento e prevenção de urólitos

Dr. João Galvão é diplomado pelo Colégio Americano de Medicina Interna Veterinária (ACVIM). Ele é Professor Adjunto Assistente da Ohio State University. Ele também é Editor Associado do Veterinary Record Journal (periódico oficial do Reino Unido). Foi diretor médico do VCA Arboretum Animal Hospital de 2012 – 2016. Foi tambem diretor to programa de internato de 2015-2016. Ele possui inúmeras publicações e a palestrante conhecido internacionalmente ministrando entre 50-100 palestras por ano.

Ele é graduado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da UFMG (2004). Em seguida ele ingressou no programa de residência da Clinica Medica da FMZ UNESP-Botucatu (2005-2006). Depois fez um ano clinico na University of Wisconsin (2006-2007) onde concluiu o ECFVG (programa para estrangeiros adquirir a licença de Médico Veterinário nos EUA). Daí, ele concluiu o internato na Purdue University (2007-2008) e posteriormente residência em Medicina Interna de pequenos animais na Ohio State University (2008-2011). Durante a residência, completou o Master’s of Science em Comparative Veterinary Medicine. Sua tese foi intitulada “Antitumor effects of combined carboplatin and gemcitabine in canine transitional cell carcinoma”

Dr. João Galvão também é membro da Comparative Gastroenterology Society (CGS), Veterinary Interventional Radiology and Interventional Endoscopy Society (VIRIES), American Association of Feline Medicine, American Society of Veterinary Nephrology and Urology, American Veterinary Medical Association e membro do comitê da prova de especialista da Anclivepa Brasil. Ele foi diretor do comitê de Credencias do ACVIM e foi membro do comitê de avaliação da prova para se tornar diplomado pelo.

Seu interesse é amplo dentro da Medicina Interna e inclui doenças gastroentéricas, endócrinas, hepatobiliares, renais, e urológicas, além de doenças imuno-mediadas e distúrbios eletrolíticos. Ele tem muita experiência com procedimentos minimamente invasivos como rinoscopia, endoscopia gastrointestinal, cistoscopia, broncoscopia, litotripsia, ablação de ureter com laser, biopsia de fígado via laparoscopia, além de outros. Ele é um dos poucos veterinários no mundo fazendo procedimentos avançados em radiologia intervencionista e endoscopia intervencionista. Procedimentos incluem embolização com coil transjugular percutâneo para desvio portosistemico congênito intrahepático, colocação de stent ureteral via cistoscopia, colocação de subcutaneous ureteral bypass, cistolitotomia percutânea, colocação de stent ureteral percutâneo, colocação de stent uretral e traqueal, além de outros.

Ele mora com sua esposa Dr. Cristiane Otoni que também e internista e suas duas gatas Layla e Lila em Chicago.

Dra. Cristiane Otoni é especialista pelo Colégio Americano de Medicina Interna Veterinária (ACVIM). Ela fez faculdade na UNESP em Botucatu onde também completou 2 anos de residência em clínica médica. Depois da residência, foi para os estados unidos onde cursou o último ano da veterinária na Universidade de Wisconsin. Dra. Otoni fez todas as provas requeridas para poder exercer a medicine veterinária nos Estados Unidos e na sequência fez 1 ano de internato em clínica e cirurgia de pequenos animais na Universidade de Virginia-Maryland Veterinary School. Após este ano, ela foi aprovada na Universidade de Iowa (Iowa State University Veterinary School) para 3 anos de residência em medicina interna de pequenos animais e depois da residência, se tornou especialista em medicina interna de pequenos animais. Ela possui varias publicações principalmente na área de gastrenterologia.

Atualmente ela trabalha em um hospital de especialidades próximo a cidade de Chicago (VCA Arboretum View Animal Hospital) e mora com seu marido, Dr. Joao Felipe Galvão e suas duas gatinhas brasileiras.

Dra. Otoni tem interesse em todas as áreas da medicina interna, mas em especial doenças gastrointestinais, renais e urológicas e procedimentos minimamente invasivos. Assim como o Dr. Joao Felipe Galvao, ela tem muita experiência em procedimentos diagnósticos minimamente invasivos como gastro-entero-colonoscopia, traqueo-broncoscopia, cistoscopia, laparoscopia, rinoscopia e também procedimentos minimamente invasivos para tratamento de algumas doenças como dilatação de estenose esofágica com balão, ablação de ureter ectopico com laser, litotripsia para pedras na bexiga e uretra, colocação de stent tracheal e uretral, etc... Por fim, juntamente com Dr. Joao Felipe Galvao, ela é uma das poucas veterinárias no mundo fazendo procedimentos avançados em radiologia intervencionista e endoscopia intervencionista. Procedimentos incluem reparo/embolização de shunt portosistemico intra-hepatico com coils pela veia jugular, colocação de stent ureteral (normogrado percutâneo e retrogrado cistoscopico), colocação de by-pass ureteral subcutâneo, cistolitotomia percutânea, além de outros.

Além de membro do Colégio Americano de Medicina Interna (ACVIM), Dra Cristiane Otoni também é membro da Comparative Gastroenterology Society (CGS), Veterinary Interventional Radiology and Interventional Endoscopy Society (VIRIES), American Society of Veterinary Nephrology and Urology (ASVNU), American Veterinary Medical Association (AVMA) e Association of Veterinary Hematology and Transfusion Medicine (AVHTM).

Você sabe o que é a especialidade de medicina interna?

A designação Medicina Interna (do alemão Innere) tem, na sua origem, a referência ao conhecimento profundo, científico das doenças.

A Medicina Interna, é uma especialidade que se distingue de todas as outras especialidades veterinárias incluindo medicina veterinária de clínica geral por se dedicar a complexidade dos casos.

Ao contrário da maioria das especialidades, que se definem por se dedicarem a um determinado órgão ou sistema (ex: Cardiologia, Nefrologia, Endocrinologia) ou a um determinado tipo de doenças (ex: Oncologia), a Medicina Interna define-se como uma especialidade mais de doentes do que de doenças. Ou seja, o internista é um médico que dedica a sua atenção ao animal como um todo e que se distingue por ser o perito na abordagem clínica exaustiva de cada animal.

Daí decorre que seja um médico veterinário particularmente apto a lidar com doentes complexos, com múltiplas doenças, com doenças que afetam vários órgãos ou sistemas, assim como com animais com doenças raras ou com quadros clínicos difíceis, ainda sem diagnóstico.

A medicina interna engloba diferente áreas de especialidade incluindo nefrologia e urologia, gastrointestinal e hepática, pneumologia, endocrinologia, hematologia, imunologia e doenças infecciosas. O internista, como o especialista nesta área é chamado, também é especializado em várias modalidades diagnósticas como gastro-entero-colonoscopia, traqueo-broncoscopia, cistoscopia, laparoscopia, rinoscopia, etc... Além disso, alguns internistas também se especializam em procedimentos minimamente invasivos para o tratamento de algumas doenças como dilatação de estenose esofágica com balão, reparo de shunt portosistemico intra-hepatico com coils pela veia jugular, ablação de ureter com laser, litotripsia para pedras na bexiga e uretra, colocação de stent ureteral (normógrada percutânea e retrógrada cistoscópica), uretral e traqueal, colocação de Bypass ureteral subcutâneo, cistolitotomia percutânea, colocação de stent ureteral percutâneo, polipectomias, além de outros.

Perante um animal doente com vários problemas clínicos (por exemplo, cardíacos, pulmonares, renais, cerebrais e metabólicos), mais do que o somatório entre cardiologista, pneumologista, nefrologista, neurologista e endocrinologista, o internista é o médico do doente, que compreende todos esses problemas e a sua inter-relação e que está em melhores condições de ver o todo, de definir prioridades e de, em conjunto com o tutor, definir o plano de atuação mais adequado e mais eficiente.

Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Conselho Regional Medicina Veterinária MG

189 Rua Platina

Prado, MG 30411-131

Brazil

Ver mapa

Salvar este evento

Evento salvo