Nascer de um novo tempo
Informações do evento
Sobre este evento
novo giro : lua nova : eclipse solar
14 de dezembro de 2020
19-21h horário BR
edição sul global, em português
faça parte e contribua:
130 R$ (valor sugerido)
Embora o Covid tenha sido descoberto em dezembro de 2019, a pandemia global foi oficialmente declarada apenas em março de 2020 pelo diretor da organização mundial de saúde, seguida nos próximos dias, semanas e meses pelas ações (ou negações) de nossos líderes globais. O início de uma primavera e também a gestação de uma nova era cheia de momentos difíceis. Como disse há alguns anos o escritor uruguaio Eduardo Galeano, este mundo de merda está grávido de outro. Há outro mundo que nos espera. 37 semanas se passaram, um ciclo completo de 260 dias e uma cosmovisão diferente deve nascer. Uma que não exija que sejamos produtivos e comercialmente competitivos mesmo durante uma pandemia, mesmo em meio a tantas perdas.
Todos nós imaginamos maneiras de nos movermos não apenas por raiva, tristeza ou medo. Nossos corpos estão cansados, mas eles se lembram. Às vezes, os registros que carregamos dentro de nós são diferentes das narrativas que dizemos a nós mesmos para construir identidade. Mas apenas por amor e autenticidade podemos percorrer nossas jornadas interiores. Somente juntos podemos navegar pela mudança e crescer como um coletivo feito de humanos e não humanos. Precisamos de visões de longo prazo, tantas quanto podemos sonhar, que nos permitam acreditar que a cura planetária é possível. A Meta de Desenvolvimento Sustentável adotada por todos os membros das Nações Unidas em 2015 como uma chamada universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade até 2030 exige nossas ações. Novas temporalidades e hábitos de existência.
2020 já acabou. Enquanto um novo ciclo começa, é hora de agir em prol do que queremos, do que realmente acreditamos. Este é um convite coletivo a repensar a nossa relação com o tempo.
O que vamos abordar:
- aprendizados de uma difícil gestação
- uma viagem no tempo ao fim da década
- repensar nossa relação com o tempo do planeta
- diálogo com movimentos e causas que importam
- bússola para territórios de atuação em transição
- comunidades de conexão e pertencimento para a vida
- caminhos autênticos para transformações que urgem
- importância de processos documentais da sua jornada
- novas temporalidades e hábitos de existência
“e se eu dissesse no início do ano
que a pandemia duraria todo 2020,
você acreditaria em mim?
e se eu te disser hoje
que durará a década inteira?
você acreditaria?”
evento guiado por:
Gustavo Nogueira (Gust). Artista, pesquisador e empreendedor questionando nossa relação com o tempo como indivíduos e como sociedade. É fundador do Torus Time Lab e membro da Time Machine Organization na Europa. Brasileiro da Região Amazônica, residente em Amsterdã desde 2017. Possui 15 anos de experiência profissional e hoje atua com uma comunidade transdisciplinar ao redor do mundo que busca estar em sintonia com as novas temporalidades do nosso planeta.
Torus Lab do Tempo © 2020