Indisponível

LIS1 - Entendendo Agricultura Sintrópica

Informações do evento

Compartilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Fazenda São Sebastião

Casimiro de Abreu, RJ

Brazil

Descrição do evento

Descrição

Um fim de semana de imersão no universo da Agricultura Sintrópica

Preços especiais de lançamento do programa (25% de desconto)

Este é o curso se propõe a oferecer um "kit de conhecimentos gerais" sobre a Agricultura Sintrópica de Ernst Götsch. É ideal para iniciantes, e também para aqueles que praticam e querem se aprofundar nos conceitos.

Com exemplos in situ e atividade em campo, botânica prática e manuseio de ferramentas.

aerea


Temas abordados:

  • Da floresta ao deserto: o lugar comum da agricultura nos últimos 10 mil anos;

  • Ernst Götsch: biografia e exemplos de sistemas;

  • Afinal, o que é Sintropia? E Agricultura Sintrópica?

  • Do deserto à floresta: visita às áreas demonstrativas;

  • A ética da Agricultura Sintrópica;

  • Critério fundamental: Sucessão Natural;

  • Classificação dos sistemas - Colonização, Acumulação e Abundância (escoamento);

  • Ciclos de vida: placentas, secundárias, climáxicas e transicionais;

  • Estratificação;

  • Ciclos fundamentais de água, energia e nutrientes, segundo interpretação de Ernst Götsch e Viktor Schauberger;

  • A posição da Agricultura Sintrópica no mar de conceitos sobre sustentabilidade na agricultura;

  • A tomada de decisão do Agricultor Sintrópico;

  • Exemplos reais;

  • Conhecendo as plantas-chave (botânica prática);

  • Debates;

  • Atividade prática;

  • Oficina de amolação e uso seguro de ferramentas (opcional);

  • 2 noites de comidinhas e bebericos (opcional). E quando o tempo deixa, fogueira;

  • Feira (venda de produtos da estação ou beneficiados na fazenda).


Perguntas frequentes:

Esse curso é para iniciantes ou avançados?

É para quem quiser. Se for iniciante, esse curso te apresenta a "caixa de ferramentas" da agricultura sintrópica, ou seja, todos os termos e conceitos e exemplos que a definem como tal. Se for praticante e ainda tem alguns conceitos da Agricultura Sintrópica confusos na cabeça, esse workshop também pode te ajudar.

Qual a diferença desse workshop para os outros?

A maioria dos workshops de Agricultura Sintrópica precisa ter seu conteúdo teórico resumido para que o tempo seja suficiente para a atividade prática. Nós mesmos fizemos desse jeito em 2016 e 2017 aqui na Fazenda São Sebastião. Para 2018 decidimos dividir o workshop em dois programas distintos e independentes, com o objetivo de dar a oportunidade às pessoas que têm maior interesse em se aprofundar nos conceitos e debater os temas que orbitam essa prática. E claro, vamos colocar um pouco a mão na massa com uma atividade que irá variar de acordo com a época do ano.

Esse workshop pretende cumprir um trajeto teórico que ofereça ao participante um entendimento mais claro sobre princípios, critérios e o que está por trás dos manejos da agricultura sintrópica, e também familiarizá-lo com a terminologia específica usada por seus praticantes. Embora tenhamos uma atividade prática, esses dias não terão como foco o trabalho de campo. Para esse fim, nós oferecemos o LIS2 - Praticando Agricultura Sintrópica, com Rômulo Araújo e convidados

A ideia desse workshop nasceu da investigação que os fundadores do Agenda Gotsch Felipe Pasini e Dayana Andrade fizeram sobre os fundamentos teóricos e critérios práticos da Agricultura Sintrópica que orientam todas as tomadas de decisão do produtor e, por que não, do consumidor.

Ao longo dos últimos anos, ambos acompanharam Ernst Götsch em viagens pelo Brasil e em alguns lugares do mundo, documentando seus conceitos e práticas, e ajudando a traduzir e difundir o conteúdo por trás da agricultura sintrópica.

O conteúdo programático desse curso está em constante evolução e passa pela análise e validação do próprio Ernst Götsch, em uma busca incessante de ser o mais fiel possível à fonte primária.

Como são as instalações?

Estamos localizados em um fazenda no munícipio de Casimiro de Abreu, RJ, a 150 km da capital carioca. A fazenda conta com áreas demonstrativas implantadas por Ernst Götsch e seus alunos durante 2016/17. O participante poderá observar a expressão prática daquilo que falaremos em sala de aula, com exemplos reais de plantios com diferentes idades e condições de solo.

Nossa sede acomoda confortavelmente até 50 pessoas, e conta com suítes, dormitórios, piscina (aberta durante o verão) e wifi. Nos cursos regulares, mantemos entre 20 e 30 alunos, para que a experiência seja proveitosa para todos. A alimentação está incluída no valor do curso, exceto pela noite de sexta-feira e bebidas à parte.

Quem são os instrutores?

Os instrutores são a equipe do Life in Syntropy:

Dayana Andrade & Ernst Götsch

Dayana Andrade é jornalista, co-fundadora do Agenda Gotsch e Life in Syntropy, mestre em estudos literários (UNESP) e doutoranda em Ciências Ambientais e Conservação (UFRJ) com o tema "Agricultura Sintrópica e adotabilidade". Com Felipe Pasini e Ernst Götsch, trabalhou como "consultora para assuntos sintrópicos" com os autores da novela "Velho Chico" para compor as 189 cenas que trataram do tema. É co-autora do livro que está sendo escrito sob supervisão de Ernst Götsch. Junto com Felipe Pasini, administra e vive na Fazenda São Sebastião.

Felipe Pasini & Ernst Götsch (Martinique 2017)

Felipe Pasini é jornalista-cinegrafista, co-fundador do Agenda Gotsch e mestre em Ciências Ambientais e Conservação (UFRJ) com o trabalho "A Agricultura Sintrópica de Ernst Götsch: história, fundamentos e seu nicho no universo da Agricultura Sustentável", sob supervisão do próprio Ernst. Há anos o acompanha em viagens e consultorias, dentro e fora do país. É co-autor do livro que está sendo escrito sobre Agricultura Sintrópica, junto com Fernando Rebello, Dayana Andrade e sob supervisão de Ernst Götsch. Junto com Dayana Andrade, administra e vive na Fazenda São Sebastião.

ursula arztmann

Ursula Arztmann é ilustradora profissional com formação em engenharia ambiental e entomologia. De origem suíça, em 2016 mudou-se para o Brasil para ajudar a fundar o Life in Syntropy. Sua trajetória profissional é longa e soma 20 anos de experiência em treinamento, tanto como empresária quanto como prestadora de serviços para Hewlett-Packard, Merck, Publicitas, Helbling Consulting, entre outros. Ela é responsável pelas ilustrações do Life in Syntropy.

Vai ser só teoria ou vai ter prática também?

Terá uma atividade prática breve de manejo ou plantio. Além disso, iremos passear pelas áreas da Fazenda que foram implantadas ao longo de 2016 com o Ernst. Nesse trajeto nós mostramos as diversas situações que ele encontrou e como planejou e executou os plantios.

Para aqueles que chegarem na véspera, iremos oferecer uma oficina de amolação e uso seguro de ferramentas, com início previsto por volta das 15h.

OBS: a alimentação da noite de sexta-feira não está inclusa no valor do curso. As cozinheiras oficiais só começarão a trabalhar no sábado de manhã. Para essa noite, você pode tanto trazer algo pronto para comer ou se deliciar com alguns pratos que fazemos aqui e vendemos a preços honestos, acompanhados por sucos, vinhos ou cervejas.


TERMOS E CONDIÇÕES

TERMO DE CANCELAMENTO OU ADIAMENTO DE CURSO OU INSCRIÇÃO

CANCELAMENTO POR INICIATIVA DO LIFE IN SYNTROPY

  1. O Life in Syntropy se reserva o direito de adiar a data de início do curso, ou mesmo cancelá-lo, em caso de adoecimento do instrutor e por número insuficiente de inscritos para realizá-lo, com até 48 (quarenta e oito) horas de antecedência da data prevista para seu início;

  2. Na hipótese de CANCELAMENTO por iniciativa do Life in Syntropy, será devolvido, automaticamente, 100% (cem por cento) do valor pago pelo inscrito no prazo de até 30 (trinta) dias corridos.

  3. Na hipótese de ADIAMENTO por iniciativa do Life in Syntropy, será devolvido, mediante requerimento expresso do inscrito pelo e-mail aprenda@lifeinsyntropy.org, o valor pago. A devolução será feita por meio de depósito na conta bancária indicada pelo inscrito, em até 30 (trinta) dias corridos; caso o inscrito não tenha interesse ou condições de participar da nova data estipulada para o curso.

NOTA:
O Life in Syntropy não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo inscrito, seja a que título for, tais como: passagens aéreas ou rodoviárias; taxas de embarque, combustíveis, pedágios, hospedagens etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

CANCELAMENTO POR INICIATIVA DO INSCRITO

ANTES DO INÍCIO DO CURSO:

  1. Na hipótese de desistência do inscrito em até 10 (dez) dias antes do início das aulas, ficará retido 20% do valor pago na Inscrição devido aos custos operacionais/administrativos.

  2. Na hipótese de desistência do inscrito entre 9 (nove) dias antes do início das aulas e a data de início das aulas, terá o inscrito direito a 50% do valor pago na inscrição.

  3. O Cancelamento deverá ser solicitado ao Life in Syntropy pelo e-mail: aprenda@lifeinsyntropy.org

  4. O reembolso será efetuado por meio de depósito bancário, em conta corrente indicada pelo inscrito; em até 30 (trinta) dias corridos, após a formalização do cancelamento por parte deste.

APÓS INÍCIO DO CURSO:

Para aqueles que não nos comunicar do adiamento ou cancelamento até o primeiro dia do curso não terá direito a restituição financeira.

TERMO DE COMPROMISSO:

O Life in Syntropy não se responsabiliza por eventuais acidentes com os equipamentos de campo tais como: facão, motosserra, trator, tesoura de poda e facas em geral. Ficando acordado ser de inteira responsabilidade do aluno inscrito tomar as devidas precauções.

Quaisquer esclarecimentos favor entrar em contato pelo e-mail: aprenda@lifeinsyntropy.com


Compartilhar com amigos

Data e hora

Localização

Fazenda São Sebastião

Casimiro de Abreu, RJ

Brazil

Salvar este evento

Evento salvo