II Conferência Freire - Universidade Emancipa (BR) & CLAREC (Cambridge)

II Conferência Freire - Universidade Emancipa (BR) & CLAREC (Cambridge)

Actions and Detail Panel

R$0 – R$80

Date and time

Location

Universidade Federal do Rio de Janeiro

550 Avenida Pedro Calmon

Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ 21941-901

Brazil

View map

Refund policy

II Conferência Freire: Construindo a ponte entre educação popular e universidade - Rio de Janeiro, Brasil e Cambridge, Reino Unido

About this event

II Conferência Freire - Universidade Emancipa (BR) & CLAREC (Cambridge) image
II Conferência Freire - Universidade Emancipa (BR) & CLAREC (Cambridge) image
  • [Eventbrite in 🇬🇧 English here]
  • [Eventbrite en 🇪🇸 Español aquí]

A "II Conferência Freire: Construindo a ponte entre educação popular e universidade" organizada pelo Cambridge Latin American Research in Education Collective (CLAREC) and Universidade Emancipa que acontecerá entre os dias 17 e 21 de outubro de 2022, é uma iniciativa internacional, multicultural e interdisciplinar, organizada por pessoas pertencentes a diversas instituições acadêmicas e movimentos sociais, e que tem como principal objetivo promover encontros de estudantes, cursistas, professores, educadores populares e pesquisadores de qualquer parte do mundo interessados em dialogar, difundir e produzir novas ideias e práticas da educação popular a partir dos pensamentos de Paulo Freire.

Informações detalhadas sobre a conferência pode ser acessado em https://clarec.org/freire2022_pt

A programação completa e todas as informações com as iniciativas, palestrantes, locais, horários e links de acesso serão divulgadas em breve. Por favor, preencha este Eventbrite para receber todas as informações.

O evento de abertura acontecerá no dia 17 de outubro de 2022 às 14h Brasil (18h Reino Unido) on-line e presencialmente na Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge - 184 Hills Rd, Homerton College, Cambridge CB2 8PQ, Reino Unido, e na Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ (sala a confirmar).

Estas são algumas informações básicas sobre a Conferência:

🗨 A II Conferência Freire será gratuita. Este ano, estamos incluindo opções de contribuição solidária. Todo o dinheiro arrecadado será utilizado para o serviço de tradução simultânea do evento para o inglês, português e espanhol, bem como para a língua de sinais (Brasil).

🗨 Serão fornecidos certificados de participação.

🗨 Quando vai acontecer? De 17 a 21 de outubro de 2022.

🗨 Que atividades e palestrantes estão programados? A programação com todas as atividades será anunciada em breve. Fique atento às nossas mídias sociais: CLAREC no Instagram, Twitter e Facebook e a Universidade Emancipa no Instagram, Twitter e Facebook.

🗨 Onde vai acontecer? Online e presencial na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na University of Cambridge.

🗨 Como posso submeter meu trabalho para esta conferência? O manual de instruções e o formulário para submissão de resumos podem ser acessados aqui.

Sobre a Conferência - veja mais informações em https://clarec.org/freire2022_pt

A segunda edição da Conferência Freire propõe ampliar os limites e ultrapassar as barreiras que separam comunidades acadêmicas (especialmente aquelas pertencentes às instituições mais tradicionais e hegemônicas) da educação e do conhecimento popular, promovendo encontros, relações e espaços democráticos que tenham em comum o esforço pela transformação e justiça social.

A “II Conferência Freire: construindo a ponte entre educação popular e universidade” tem como objetivo disseminar e produzir novas idéias e práticas de educação popular baseadas no pensamento de Paulo Freire. Acreditamos que o legado de Paulo Freire continua presente e relevante. A atualização de suas idéias – e, acima de tudo, a reflexão crítica sobre a práxis ou a prática educacional consciente – impulsiona o debate e o diálogo para desenvolver uma educação democrática e democratizadora. Nossos principais objetivos com esta iniciativa são:

  • Promover espaços inter e pluriculturais, democráticos e populares capazes de desafiar as limitações, segregações e exclusões comuns aos processos acadêmicos meritocráticos a fim de privilegiar a participação de todas e todos que tenham interesse em submeter seus trabalhos independentemente da formação acadêmica dos autores e das autoras, e do estágio na trajetória estudantil.
  • Consolidar o evento como uma iniciativa recorrente e anual, para que se torne um espaço permanente no qual estudantes, jovens e adultos, de diferentes origens, culturas, instituições e estágios da trajetória estudantil possam se encontrar, se relacionar e promover, a partir do encontro de perspectivas diversas, diálogos e novas propostas para a educação popular e emancipatória que Freire imaginou, praticou e teorizou.
  • Desenvolver novas abordagens e metodologias de encontro e troca de saberes, partindo da ideia do que pode vir a ser uma “conferência de estudantes” na perspectiva da educação popular. Neste sentido, este projeto é organizado com o envolvimento de autoras e autores que apresentaram trabalho na conferência de 2021, como forma de mobilizar para construção de um novo ciclo, compartilhando princípios fundamentais do trabalho intelectual e de pesquisa coletivizado e do incentivo permanente para o desenvolvimento individual na perspectiva da educação popular;
  • Difundir e fortalecer globalmente a obra de Paulo Freire reconhecendo e legitimando sua importância no campo da educação, principalmente diante do atual contexto dos frequentes ataques de forças reacionárias conservadoras que tentam remover da educação seu caráter libertador e emancipador.

A conferência será estruturada e baseada em três formatos de atividades:

  • Expositivo: conferências e grupos de trabalho;
  • Artístico-cultural: apresentações, exposições;
  • Dialógico: conversas abertas para formação de redes de pesquisa e engajamento.

Além disso, para democratizar o acesso a essa iniciativa, seja através da apresentação de trabalhos ou da participação dos encontros, esta conferência será gratuita e com possibilidade de acesso online, com traduções em inglês, português ou espanhol.

Todas as atividades deverão promover a integração inter e pluricultural entre saberes formais, não formais e comunitários. Isso implica compreender os ambientes culturais e territoriais como conjuntos de valores e padrões prévios e que orientam vivências e práticas educativas. Dessa forma, as atividades da conferência se centram no estímulo ao entendimento mútuo, reconhecimento das diversidades e expansão da consciência a respeito de si, do mundo e das formas de enfrentamento das desigualdades e transformação social possibilitadas pela educação popular.

Que saber as novidades que estão por vir? 🗨 Siga CLAREC no Instagram, Twitter e Facebook e a Universidade Emancipa no Instagram, Twitter e Facebook.

II Conferência Freire - Universidade Emancipa (BR) & CLAREC (Cambridge) image

Share with friends