Encontros & Leituras - Micheliny Verunschk - “O SOM DO RUGIDO DA ONÇA”

Painel de ações

Encontros & Leituras - Micheliny Verunschk - “O SOM DO RUGIDO DA ONÇA”

Um livro. Um convidado especial. Uma entrevista exclusiva mediada por Bianca Ramoneda, seguida de uma roda de conversa aberta ao público.

Por Universo BR

Quando e onde

Data e hora

qua, 29 de mar de 2023 às 15:00 até 17:00 PDT

Localização

On-line

Política de reembolso

Entre em contato com o organizador para solicitar um reembolso.

Sobre este evento

  • 2 horas
  • eTicket móvel

Um momento único de partilha de saberes e de expansão da leitura através de diálogos que unem informação e inspiração.

Abrimos nossa temporada com a escritora e historiadora pernambucana Micheliny Verunschk, vencedora do Prêmio Jabuti 2022 na categoria Romance Literário, tendo também conquistado o terceiro lugar no Prêmio Oceanos.

“O som do rugido da onça” conta a história de duas crianças indígenas levadas de suas comunidades como curiosidades por naturalistas europeus no início do século 19. Uma história verídica contada, desta vez, pelo ponto de vista de quem não pode contá-la. Ao mesmo tempo em que refaz uma história do passado trazendo outra perspectiva, o livro traça uma linha paralela com o tempo presente, onde uma personagem contemporânea busca sua própria identidade. O ontem e o hoje se entrelaçam numa cosmovisão tecida pela grandiosidade da literatura de Micheliny Verunschk, falando sobre o imenso acerto de contas que ruge em nosso país.

POR QUE LER “O SOM DO RUGIDO DA ONÇA”?

Uma das questões mais fortes que atravessam toda nossa história – do “descobrimento” até os dias atuais – diz respeito ao olhar dos estrangeiros sobre nós. Um olhar colonizador que resultou na cultura do extrativismo como prática, tendo os pés fincados nas ideias de exotismo e atraso como linhas narrativas para justificativas de exploração.

Infelizmente, há muito desse olhar consolidado num modo de enxergar o país e negar sua diversidade. E o “olhar científico” dos estrangeiros sobre nossos povos originários tem imensa responsabilidade nesse processo de exotização que cometeu e comete tantas violências.

“O som do rugido da onça” é sobre isso e muito mais. Em um diálogo visceral com a atualidade, o romance é um livro assombroso e assombrado que mistura realidade, pesquisa e ousadia na invenção de sua estrutura narrativa para tratar de um dos temas mais relevantes do nosso país.

DINÂMICA DO ENCONTRO:

- Das 19h às 20h30, Bianca Ramoneda media a conversa com Micheliny Verunschk e abre para perguntas dos participantes.

- Das 20h30 às 21h Bianca conversa com os participantes sem a presença da autora.

O QUE OFERECEMOS:

- pdf com material de apoio prévio contendo referências de conteúdo relacionado à obra

- dicas de leituras dadas pela autora

- acesso ao encontro gravado

Sobre o organizador

Organizado por
Universo BR