Free

DEMOCRATIZAR A CIÊNCIA: MICROSCÓPIOS DIGITAIS ACESSÍVEIS.

Event Information

Share this event

Date and Time

Location

Location

HUB de Inovação na UFRJ

485 Rua Paulo Emídio Barbosa

Cidade Universitária, RJ 21941590

Brazil

View Map

Event description

Description


Olá pesquisadores, designers, educadores, estudantes, engenheiros, ativistas, gestores, e curiosos!

Os microscópios são tecnologias emblemáticas da experimentação científica mas a maior parte dos brasileiros nunca usou ou construiu um microscópio. Vamos conversar com jovens empreendedores, pesquisadores, ativistas e comunicadores da ciência sobre as suas experiências inovadoras na democratização da ciência por meio da facilitação de oficinas de fabricação de microscópios acessíveis. Vamos falar também sobre fabricação digital, ciência aberta, makerspaces, biohackerspaces, diybio, ciência cidadã, tecnologias livres e muito mais!



LOCAL:

Nos encontros presenciais no HUB de Inovação na UFRJ, montaremos o microscópio de fluorescência FlyPi que foi doado pela empresa Prometheus Science. A empresa Maker Factory fez a impressão 3D das peças com altíssima qualidade! A Rede de Pesquisadores fará a transmissão das conversas online! Faça a sua inscrição aqui para assistir o evento online.

Tudo GRATUITO! Compartilhe o evento!

Endereço: R. Paulo Emídio Barbosa - Cidade Universitária / Rio de Janeiro, Rio de Janeiro 21941-590



PALESTRANTE:

Nesse primeiro encontro, vamos conversar com o pesquisador e empreendedor André Maia Chagas sobre o Futuro dos Microscópios. André é um dos criadores do microscópio de fluorescência FlyPi - uma tecnologia digital com licença livre, ou seja, o seu design pode ser copiado por qualquer pessoa e adaptado. Leia mais sobre o revolucionário FlyPi no artigo da Plos Biology. O microscópio foi também apresentado à comunidade científica pela respeitada revista Nature. O André está agora rodando o mundo facilitando oficinas de montagem do FlyPi. André fundou a Prometheus Science - a empresa que agora comercializa o microscópio com partes impressas em 3D cujos movimentos são controlados com tecnologias abertas: Arduino e Raspberry-Pi.

O André Maia escreveu:

"Nessa palestra faremos uma pequena revisão de projetos abertos de microscopia como um exemplo do movimento global pela disseminação de equipamentos abertos e de baixo custo para que a ciência se torne verdadeiramente democrática. Veremos um desses projetos com mais detalhes: FlyPi, um equipamento de baixo custo para microscopia e experimentos em neurociências."


FlyPi


FlyPI




SOBRE OS PALESTRANTES DOS PRÓXIMOS EVENTOS:

As próximas conversas serão conduzidas pela Homomi Ijima - comunicadora e diretora de engajamento de comunidades da Foldscope Instruments; Filipe Oliveira - pesquisador e diretor científico e criativo do Conector Ciência; e Marc Dusseiller - pesquisador pioneiro no diybio/biohacking e co-fundador da comunidade Hackteria.



CONTATO:

E-mail: info@conecien.com / Zap:(71) 999966627 / Celular: (21) 999301634

Realização: Conector Ciência @conectorciencia Co-realização: HUB de Inovação na UFRJ e Rede de Pesquisadores. Apoio: Prometheus Science / Maker Factory / Hackteria / Foldscope Instruments / Syntechbio


Share with friends

Date and Time

Location

HUB de Inovação na UFRJ

485 Rua Paulo Emídio Barbosa

Cidade Universitária, RJ 21941590

Brazil

View Map

Save This Event

Event Saved