Ciclo de Estudos Ecológicos: sabedoria fúngica
Data e hora
Localização
Evento on-line
Política de reembolso
CICLO DE ESTUDOS ECOLÓGICOS: sabedoria fúngica grupo FOZ 2022
Sobre este evento
O que são os fungos? Como vivem? Onde vivem? Que relações estabelecem? Qual a sua importância na rede ecológica? Como criar uma ética fúngica? O que diriam os fungos? Como escutá-los? Como criar laços, parcerias com eles? O que podemos apre(e)nder acolhendo-os? Como pensar em práticas com fungos?
O Ciclo de Estudos Ecológicos tem como proposta cultivar um espaço contínuo de reflexões, estudos, apoios, proposições e demais trocas a respeito de temas que tangenciem a intersecção entre as práticas ecológicas e as práticas do cuidado.
Traçaremos este percurso coletivamente através de inquietações, incômodos, anseios e desejos des participantes - também apoiadas por leituras disparadoras que serão decididas em grupo. Elegeremos livros e/ou textos que gostaríamos de ler e estudar conjuntamente e nos encontraremos semanalmente online para discussão e reverberação do conteúdo escolhido. Não há um caminho pré-estabelecido. O processo se fará conforme os encontros nos demandarem.
De início, começaremos pelo livro O cogumelo no fim do mundo - sobre a possibilidade de uma vida nas ruínas, da antropóloga Anna Tsing, que acabou de ser lançado pela editora n-1. A ideia é lermos 1 capítulo por semana, em média 25 páginas.
COMO: Será um grupo aberto, ou seja, participantes poderão ir e vir. Ocorrerá de modo online, através do google meets com link pré-agendado.
QUANDO: 4 encontros semanais por mês, às terças-feiras, das 10h30 - 12h00.
QUANTO: O pacote mensal (de 4 encontros semanais): R$ 100.
Encontros avulsos: R$ 30.
Data do pagamento a ser combinada.
Oferecemos bolsa 50% e integral, dando preferência a pessoas não-brancas e/ou não-cisgêneras. Para mais informações, mandar e-mail para foz.correio@gmail.com
FACILITADORIES:
Mayuri é psicólogue, terapeuta corporal, artiste e membro do grupo FOZ. Partindo de uma escuta sensível de si, des outres e do mundo, caminha nas fronteiras entre o corpo, arte e clínica. Pesquisa os saberes corporais, jardinagem afetiva e as dimensões sutis da existência.
Luas é mestre em Psicologia Clínica, DJ e membro do grupo FOZ. Pesquisa a intersecção entre o exercício do cuidado, da ética e da ecologia. Atua como terapeuta e supervisor, tendo como principais referências a esquizoanálise, a visão sistêmica e práticas meditativas.
Grupo FOZ é um Núcleo de Pesquisa e Formação em Práticas do Cuidado composto por psicólogues e estudantes de psicologia de São Paulo. Há 7 anos vem oferecendo grupos de estudos, cursos, oficinas e debates à respeito de temas marginais à academia. Para mais informações, acesse nossa página no instagram: @fozgrupo.