Gratuito

O Triunfo dos Otimistas

Informações do evento

Partilhar este evento

Data e hora

Localização

Localização

Universidade do Minho

Rua da Universidade

4710-057 Braga

Portugal

Ver mapa

Descrição do evento

Descrição

O crescimento dos balanços dos Bancos Centrais é sustentável?


Em 2000, os ativos dos principais bancos centrais (FED, BCE e BoJ) totalizavam 2,3 biliões de dólares. No final de 2016, atingiram os 12,4 biliões. Estas moedas representam 88% das reservas mundiais. Nos últimos 50 anos, a perda de valor do Dólar americano foi 87% do Iene japonês foi 74%. O Euro perdeu 30% desde que entrou em circulação.


Qual o impacto desta política monetária na poupança e no investimento?


Em Portugal, 67% das aplicações financeiras das famílias estão em depósitos bancários, hoje com rendimento real negativo. As famílias portuguesas continuam a sofrer a erosão monetária e a empobrecer.


Como investir numa época de retornos baixos? Que classes de ativos remuneram melhor o capital?


No livro “A Batalha pela Alma do Capitalismo”, John Bogle, fundador da Vanguard e considerado, pela Revista Time, um dos 4 “gigantes financeiros” do Séc. XX, relata que a verdadeira razão pela qual a América é a maior potência mundial é que, desde muito cedo, as famílias investiram grande parte das suas poupanças na bolsa, podendo assim enriquecer, criar os seus negócios e prosperar. Ou seja, o verdadeiro círculo virtuoso de que fala Adam Smith em “A Riqueza das Nações”.


Promovida pela Casa de Investimentos e pelo Jornal Económico, a conferência “O Triunfo dos Otimistas” vai debater e tentar responder a estas questões e apresentar uma estratégia de longo prazo para a preservação e criação de riqueza.

Partilhar com os amigos

Data e hora

Localização

Universidade do Minho

Rua da Universidade

4710-057 Braga

Portugal

Ver mapa

Guardar Este Evento

Evento guardado