Temos vindo a ouvir cada vez mais frequentemente palavras como ChatGPT, inteligência artificial, criptografia quântica e pós-quântica ou Metaverse.
Adicionalmente, o aumento de ataques informáticos a infraestruturas críticas que podem afetar grandemente o nosso dia a dia é previsível que continue a aumentar este ano.
Neste quadro, vamos explorar que tipo de temas ou áreas estão neste momento a ser investigados e explorados em Portugal no domínio da cibersegurança para dar resposta a estas necessidades?
Sobre os painelistas
- Ana Respício é Professora Auxiliar no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde leciona nos três ciclos de estudos e é responsável pela disciplina de Análise e Gestão de Risco em Segurança Informática. É investigadora integrada do LASIGE. Atualmente, participa no projeto XIVT, eXcellence In Variant Testing, na área da geração automatizada de testes de software. Tem participado em projetos de I&D, financiados pela Comissão Europeia e por agências nacionais, nomeadamente, na área de cibersegurança, otimização, processos de negócio dependentes de IoT, Big Data e HPC. É vice-presidente do IFIP WG 8.3: Decision Support e em 2021 recebeu o IFIP Outstanding Service Award. Mais informação aqui.
- Bárbara da Rosa Lazarotto é Mestre em Direito Judiciário pela Universidade do Minho, atualmente é aluna de doutoramento em Direito na Vrije Universiteit Brussel. (VUB) na área de proteção de dados. A sua área de investigação foca na partilha de dados entre o poder público e empresas privadas no contexto das smart cities e smart governments. Mais informação aqui.
- Pedro Ricardo Morais Inácio é professor associado do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI), instituição que integra desde 2010. Leciona unidades curriculares relacionadas com segurança e garantia da informação, programação de dispositivos móveis e simulação assistida por computador, a cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, incluindo os de Engenharia Informática. É atualmente Pró-Reitor para a Universidade Digital e o Data Protection Officer da UBI. É membro sénior IEEE, associado ACM e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT). Os seus interesses de investigação incluem segurança e garantia da informação, simulação assistida por computador, e monitorização, análise e classificação de tráfego de rede. Mais informação aqui.
- Tiago Cruz é doutorado pela Universidade de Coimbra, sendo Professor Associado no Departamento de Engenharia Informática da mesma instituição, onde exerce funções desde 2013. Os seus interesses de investigação na área da cibersegurança incluem a segurança e proteção de infra-estruturas críticas (com foco em serviços essenciais), 5G, IoT e SDN/NFV, entre outros. Tem estado ativamente envolvido em vários projetos nacionais e internacionais no âmbito das suas áreas de interesse, envolvendo parceiros académicos e industriais, além de várias iniciativas no âmbito da inovação pedagógica. Mais informação aqui.
Sobre a moderadora
- Ana Ferreira é Investigadora em CiberSegurança e docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto há 20 anos. É autora de mais de 110 publicações científicas com mais de 800 citações e de 6 Best Paper Awards. Ana participa frequentemente como avaliadora de Projetos Europeus na área e é uma das 100 mulheres mais influentes na Europa em cibersegurança. Os seus principais interesses são o controlo de acesso, a segurança na interação com a tecnologia, a análise de risco, a engenharia social e a persuasão, e também a CiberSegurança inclusiva e sustentável. Ana é Co-Fundadora e Vice-Presidente do Portugal (ISC)2 Chapter e da Women4Cyber Portugal, onde lidera a equipa de Investigação e Inovação. Mais informação aqui.