5ta MOSTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO

5ta MOSTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO

Ações e painel de detalhes

Gratuito

Data e hora

Localização

Cine Brasília

SHCS EQS 106/107

Asa Sul, DF 70345-400

Brazil

Ver mapa

Celebrando Brasília como Capital Ibero-americana das Culturas 2022 - Convidados especiais: Espanha e Portugal

Sobre este evento

O Grupo da América Latina e o Caribe (GRULAC), um dos cinco Grupos regionais das Nações Unidas, realiza a quinta edição da Mostra de Cinema Latino-americano e Caribenho. Entre o 4 e 13 de Agosto, o evento será realizado no Cine Brasília com entrada franca e aberto ao público.

Este ano, a mostra, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, comemora Brasília como Capital Ibero-Americana das Culturas e, pela primeira vez, Brasil fará parte da Mostra.

O filme de abertura este ano é “Como agua para chocolate (1992)” do México, baseado no livro de mesmo nome da escritora e nova Embaixadora do México no Brasil, S.E Laura Esquivel. O filme venceu nas categorias de melhor atriz (Lumi Cavazos) e melhor atriz coadjuvante (Claudette Maillé) no Festival de Gramado em 1993.

A programação conta com 18 países incluíndo Argentina, Barbados, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Além dos convidados especiais deste ano: Espanha e Portugal.

O Grulac em Brasília reúne as 18 embaixadas dos países da América Latina e Caribe credenciadas ao Governo do Brasil. É presidido, para o período 2022-2023, pela Embaixadora de Barbados, Tonika Sealy-Thompson. As seções culturais das Embaixadas da América Latina e do Caribe participam da organização desta exposição.

A mostra de cinema do GRULAC busca trazer uma experiência única para brasileiros que estejam interessados em conhecer a cultura dos seus países vizinhos, dando visibilidade ao trabalho de cineastas latino-americanos e caribenhos. Os filmes escolhidos trazem uma variedade de genêros para o público tal como drama, comédia, histórias reias etc.

Imagem do evento 5ta MOSTRA DE CINEMA LATINO-AMERICANO E CARIBENHO

Compartilhar com amigos